quarta-feira, 18 de março de 2015

Crioterapia em quelóides

Um dos métodos utilizado no tratamento das quelóides é a crioterapia que é o tratamento que usa baixas temperaturas para tratamentos estéticos e terapêuticos na pele. Para isso, podem ser usados jatos em spray ou com sondas previamente  resfriadas. Nesse tratamento pode ser usado gelo seco ou nitrogênio liquido em contato com a pele, chegando a temperaturas de 196 graus Celsius negativos. Também contam como crioterapias mais leves cremes, géis e sprays que levem cânfora ou mentol em sua composição, causando um resfriamento onde são aplicados.
A crioterapia passou a ser usada no tratamento de quelóides a partir de 1982. O congelamento do quelóide (lesões pequenas) com nitrogênio líquido causa lesão celular e microvascular, o que leva à necrose e conseqüente involução do mesmo (em 51 a 74% dos casos).
Associada ao corticoide intralesional, a taxa de resposta foi de 84%. As desvantagens são a demora de cicatrização e a ocorrência comum de hipopigmentação permanente. Outros efeitos colaterais incluem hiperpigmentação, atrofia cutânea moderada e dor à aplicação.
O tratamento das cicatrizes hipertróficas e quelóides é extremamente complexo e ainda repleto de questionamentos. Sem dúvida que, como em toda a área médica, a prevenção é mais importante do que o tratamento propriamente dito. Pela impossibilidade de se prevenir todos os casos, as diferentes formas de tratamento devem ser amplamente conhecidas, bem indicadas e melhor aplicada.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Será que vale a pena operar a quelóide?

Muitas vezes  nossa quelóide chega num ponto tão crítico para a nossa auto estima que só pensamos em nos livrar-mos dela já que todos os outros tratamentos com pomadas, fitas e infiltrações não deram certos, mas será que a cirurgia é realmente a melhor opção?
(Cirurgia na quelóide)

Nenhum médico se aconselha a operar um quelóide,  pois além de voltar, ela ainda pode ficar 3 vezes maior do que era antes,  mas se mesmo assim você decidir pela operação,  você deverá levar em consideração os seguintes critérios:

A IDADE DA QUELÓIDE:  A quelóide passa por 2 períodos : o de ativação, onde a cicatriz ainda está passando pelo processo de amadurecimento e é a pior fase, pois ela coça, queima e dói, o que gera um enorme desconforto,  e essa fase de ativação pode levar meses ou até anos dependendo da cor da pele da pessoa, sabe-se que quanto mais escura a pele mais demora, podendo levar de 2 a 10 anos dependendo também da região do corpo.
E também há o processo de inativação,  que é onde já não se sente mais nenhum incômodo na cicatriz,  e essa é a melhor fase para se operar.

 Porém para se operar uma quelóide,  não podemos removê-las completamente, o ideal é retirar o centro da cicatriz, fazer a aplicação do corticóide e costurar as bordas, e é aconselhável após a cirurgia que seja feita sessões de betaterapia para destruir as fibras da pele de modo a diminuir a rápida cicatrização do quelóide,  ou também fazer a aplicação de corticosteróides após a retirada dos pontos.
Após todo esse procedimento ainda há 45% de chances da quelóide voltar,  por isso é importante fazer um acompanhamento com um profissional que irá te orientar sobre o que é melhor fazer, pois de nada adianta operar  e não acompanhar a evolução da cicatriz com um profissional capacitado porque você poderá aumentar o seu problema.