quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Por que mesmo depois de fazer vários tratamentos, o quelóide volta a crescer?

Muitas pessoas começam a fazer o uso de pomadas, tratamentos e quando param a quelóide volta a crescer novamente, mas porque isso acontece?

O quelóide passa por duas fases:
 Período de Ativação: Que é a fase mais recente da quelóide. Geralmente essa fase é caracterizada pelo incomodo que sentimos na cicatriz, geralmente ela coça bastante e queima muito, é um verdadeiro encosto. Mas é nessa fase que ela está crescendo e enquanto você estiver sentindo esses sintomas é sinal que ela ainda está ativa e irá crescer mais. Cada parte do corpo e cada organismo cicatrizam de forma diferente e o período de ativação pode levar anos, por isso é aconselhado a se procurar um tratamento que vá acelerar essa fase para que não haja um crescimento tão grande.
Período de Inativação: É quando a tortura do processo de cicatrização acaba, geralmente nessa fase é que se é aconselhado a fazer um tratamento mais rigoroso que aí sim os resultados serão ótimos.
[Na foto "a" o quelóide está em fase de ativação, e em "b" em inativação]


Mas afinal, porque mesmo fazendo vários tratamentos e usando diversos produtos a quelóide ainda volta a crescer?
A resposta está no processo de ativação, pois enquanto ele ainda estiver ativo a sua quelóide irá continuar a crescer. E o tratamento que faz com que acelere esse processo é fazer as aplicações de corticoides sobre a cicatriz, geralmente as aplicações são bem dolorosas e dependendo do local, há necessidade de se fazer o uso de anestesia para aliviar as dores. Mas uma alternativa são os curativos oclusivos que vêm embebidos de corticoides e ajudam no aceleramento desse processo. O mais conhecido é o Drenison Oclusivo, que deve ser usado durante todo o dia, e deve ser trocado de 12 em 12 horas.
É sempre indicado fazer uma alimentação saudável e evitar carne de porco por pelo menos 2 anos, pois ela retarda o fase de inativação do quelóide e contribui bastante para o aumento da cicatriz.


Em outro post falarei sobre os alimentos a serem evitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário