sábado, 6 de junho de 2015

Nova substância usada no tratamento de quelóides promete resultados superiores ao do uso de triancil

Uma nova substância vem sendo estudada no tratamento de cicatrizes hipertróficas e quelóides e vem causando verdadeiros milagres por quem está utilizando. É a substância chamada INTERFERON, vamos saber um pouco mais sobre ela?
O interferon é uma substância produzida normalmente pelo organismo humano e tem a função de atuar como mediador entre várias células que ajudam a nos defender de infecções causadas por vírus agressores (como o da gripe, por exemplo), inibindo ou interferindo com a multiplicação desses vírus. Os interferons também impedem o crescimento de certos tipos de células cancerosas, estimulando o nosso corpo a lutar com elas.
Um dos tipos de ação do interferon acontece quando ele estimula direta ou indiretamente vários mediadores da resposta imunológica. Nesse caso, a ação do interferon não é específica.
Ação antiproliferativa (ou antitumoral): o interferon faz com que as células tumorais diminuam ou interrompam seu crescimento e parem de se multiplicar (no caso de pacientes com neoplasias).
Aplicado 3 vezes na semana o uso de interferon apresentou resultados superiores ao da triancinolona, na prevenção da recorrência pós-operatória do quelóide. São, entretanto, de aplicação muito dolorosa, requerendo anestesia loco-regional, além do alto custo do medicamento.
O uso dos interferons nos quelóides tem sido estudado, apresentando resultados consistentes. Eles atuam ao reduzir a produção de colágeno tipo I, II, III e possivelmente IV. A utilização é intralesional, com administrações semanais de até 0,05 mg. Os estudos demonstraram reduções de até 50% nas dimensões lineares, com aplainamento das lesões elevadas. O efeito colateral mais freqüentemente reportado é a cefaléia (dor de cabeça).
Ocorrem alterações na epiderme e na derme.Os autores demonstraram diminuição significativa no número de feixes de colágeno e aumento na quantidade de mucina na derme e na epiderme.
Interferon só pode ser comprado e ministrado por um médico altamente capacitado, pois é uma substância perigosa e requer tratamento especial no seu manuseio e na forma de guardar, você nunca vai conseguir comprar numa farmácia,  mas se achou interessante procure seu dermatologista ou cirurgião para tirar quaisquer dúvidas.
Espero que meu post tenha sido útil,  um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário